Automação a favor da sustentabilidade
A automação dos projetos arquitetônicos tem ganhando a cada dia novas ferramentas e possibilidades e agregado à vida de seus usuários muito mais conforto e qualidade de vida. Mas não estamos falando apenas de solicitar que o aplicativo comece a tocar sua música preferida, por exemplo, estamos falando de impactos positivos reais que, com o passar do tempo, os processos automatizados podem trazer para o meio ambiente. Conheçam alguns exemplos:
1 – Controle de iluminação: este já é um dos comandos mais populares da automação para projetos residenciais. Além da magia envolvida de poder apagar ou acender um lâmpada com uma simples palma, é importante considerar que, havendo a possibilidade de controlar a iluminação de casa até mesmo pelo celular, quando se está em outro local, pode ser um fator relevante para a redução no consumo de energia.
2 – Irrigação: a automação também chegou aos jardins. Os sistemas de irrigação automatizada utilizam menos água e trabalham de maneira mais eficiente, garantindo a saúde das plantas.
3 – Piscina: já existe também a possibilidade de colocar em funcionamento o filtro ou o aquecedor da piscina apenas em horários programados o que, além de muito prático, economiza a energia gasta pelas bombas hidráulicas.
4 – Teto solar: teto solar ou claraboia são exemplos de estruturas nem sempre utilizadas porque, antes da automação, era mais complicado abrir ou fechar estes vãos. Com a possibilidade do acionamento automático, a casa ganha mais esta possibilidade para a incidência de luz natural e circulação de ar.
5 – Torneiras: outra possibilidade já bastante comum em ambientes comerciais – e que começa a invadir as casas também – são as torneiras com sensores, que impactam no consumo de água. Para casas com crianças, é uma solução extremamente necessária.
Quer ter uma casa assim? Cheia de conforto, facilidades e que ainda contribua com o ambiente? Entre em contato e vamos executar este projeto.