logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

5 ideias para reaproveitar a água da chuva

5 ideias para reaproveitar a água da chuva

Não é segredo que as intensas chuvas que acompanhamos nos últimos dias refletem uma reação da natureza à relação do homem com o meio ambiente. Em contrapartida, devemos pensar em soluções mais inteligentes para, por exemplo, fazer um melhor uso da água da chuva e evitar uma crise hídrica futuramente.

chuva01

Abaixo, selecionamos algumas formas simples de reutilizar a água da chuva:

1 – Primeiramente, é importante se pensar em como a água será armazenada. A maneira mais eficiente e também mais tradicional é pelo uso das cisternas. Hoje temos no mercado soluções em cisternas cada vez mais tecnológicas que, inclusive, purificam a água recolhida pelas calhas. Mas para quem busca uma medida emergencial e ainda não conta com uma cisterna em casa, o recolhimento da água pode ser feito até mesmo em baldes e toneis.

chuva02

2 – Após a água recolhida, as possiblidade de uso são diversificadas. A começar pela limpeza doméstica, que costuma consumir uma exorbitante quantidade de água. Use-a para lavar o quintal, os banheiros, o carro e tudo mais o que for realmente necessário.

chuva04

3 – Na arquitetura, um uso bem interessante para a água reaproveitada é nos espelhos d’água, um elemento arquitetônico geralmente presente em jardins e que necessita de troca constante de água.

chuva03

4 – E por falar em jardim, nada como recolher a água da natureza e devolvê-la à natureza. Utilizá-la para regar hortas, jardins e os vasos de plantas que temos dentro de casa é uma forma nobre de fazer esta reciclagem. Uma atitude extremamente simples com grande potencial de fazer a diferença.

chuva05

5 – Uma das nossas atividades cotidianas que mais desperdiça água é a descarga. Depositar a água recolhida no autoclismo ou na o própria caixa da descarga é uma excelente forma de combater este impacto.

chuva06

BÔNUS: A água de chuva também pode ser reaproveitada na execução de obras. Se você tem interesse que seu projeto seja executado com base em atitudes sustentáveis desde a sua concepção, entre em contato comigo!

Compartilhar Post