logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

5 dicas para ter um home office funcional

5 dicas para ter um home office funcional

A pandemia mundial do Coronavírus nos exige recolhimento. Um acontecimento deste porte e completamente inesperado, mostra a importância de ter um home office e nos leva a considerar a possibilidade de fazer deste modelo de trabalho cada vez mais popular.

Abaixo, listei algumas dicas para você que, neste momento, percebeu a importância deste ambiente e deseja ter um em casa:

 

1 – Ambiente compartilhado: muitas casas não contam com um espaço exclusivo para o home office. Uma sugestão muito praticada é criar ambientes multifuncionais, como um quarto que funcione como quarto de hóspedes eventualmente e escritório na maior parte do tempo. Mas caso você não conte com este quarto a mais, é perfeitamente possível, com um bom projeto, agregar a função home office à sala de estar ou ao quarto do casal, por exemplo.

2 – Organização: esta deve ser a palavra de ordem de qualquer ambiente de trabalho. Em casa, a necessidade da disciplina se redobra. Por isso, é muito importante contar com elementos como nichos, prateleiras e gaveteiros, que ajudem a manter em ordem todos os itens do trabalho. Afinal, ninguém merece ter mais um ponto de bagunça na casa.

3 – Iluminação: embora seja em casa, o home office é um ambiente de trabalho. Como tal, deve ser bem iluminado (se houver a possibilidade de incidência de luz solar durante o dia, perfeito!) para ajudar a manter o foco. Se você precisou improvisar um home office nesta quarentena inesperada, sugiro o uso de uma luminária de mesa.

4 – Ergonomia: nada de improvisar a mesa de trabalho com uma cadeira da sala de jantar. Muitas horas diante de um computador sem os devidos cuidados, pode acarretar problemas para a saúde. Portanto, tenha o cuidado de escolher uma cadeira ergonômica. Os modelos com altura reguláveis são perfeitos já que, muitas vezes, o home office é compartilhado por vários membros da família.

5 – Humanização: se os espaços corporativos estão cada vez mais aconchegantes e humanizados, com o home office não seria diferente. Muito pelo contrário. É interessante que a decoração deste ambiente esteja em sintonia com o restante da casa. Vale inserir elementos pessoais, como porta-retratos e souvenirs de viagem. Afinal, é o SEU escritório, na SUA casa. Ah, e se você tem o hábito de fazer reuniões por videoconferências, cuidado com o que é mostrado ao fundo!

Gostou das dicas? Que tal executar um projeto de home office conosco? Entre em contato!

Compartilhar Post