logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

HOMESCHOOLING: 5 dicas para seu filho estudar melhor em casa

HOMESCHOOLING: 5 dicas para seu filho estudar melhor em casa

O termo homeschooling nunca foi tão falado no Brasil. Para quem tem filhos, a prática se tornou bastante familiar após o decreto de quarentena. Tal como o home office para os adultos, o homeschooling se refere ao modelo de estudos em casa, muito intensificado neste momento com a disponibilização das aulas on-line.

HOMESCHOOLING04

Como fomos todos pegos de surpresa pelas atuais circunstâncias, há crianças improvisando ambientes de estudos em espaços como a sala de jantar o que, claro, não é o ideal. Já executei diversos projetos com este foco e o que posso garantir para vocês é que, quando a criança ou adolescente conta com uma área dedicada para estudar em casa, seu rendimento escolar vai muito melhor. Abaixo, selecionei algumas dicas sobre o que não pode faltar neste tipo de ambiente:

homeschooling

1 – ORGANIZAÇÃO: Este elemento é fundamental. A organização espacial interfere diretamente na disciplina, no comprometimento, no bom aproveitamento do tempo de estudos e na manutenção do foco. Por isso, é sempre bom que a área de estudos conte com prateleiras ou nichos, gavetas, e outros organizadores.

2 – ERGONOMIA: É importante estar atento à altura da criança e criar um espaço compatível. Os pés nunca devem ficar sem tocar o chão e as costas jamais inclinadas sobre a bancada. O legal é que o mercado oferece muitas cadeiras e até escrivaninhas com alturas reguláveis, que podem ir se ajustando com o tempo.

homeschooling2

3 – ILUMINAÇÃO: Uma boa iluminação é uma aliada da concentração. Se o espaço puder contar com a incidência de luz natural durante o dia, perfeito! Para os momentos de estudos noturno, ou para aqueles dias nublados, é interessante contar com uma luminária de apoio na mesa que evita o cansaço das vistas.

4 – IDENTIDADE: Quando for criar o cantinho de estudos da sua criança, permita que ela participe das decisões. Afinal, aquele ambiente é dela. Quanto mais identificada com o espaço, mais a criança se sentirá estimulada a passar seu tempo ali.

homeschooling03

5 – PRIVACIDADE: Precisamos compreender que videoaulas é um formato novo para as crianças no Brasil e todos estão em fase de adaptação. É importante que a criança possa contar com um espaço fechado, sem muitas intereferências das outras atividades de casa para conseguir se concentrar. Claro, a supervisão de um responsável é sempre importante. Mas num ambiente privativo, a produtividade é maior.

Gostou das dicas? Então entre em CONTATO conosco e vamos juntos cuidar do cantinho de estudos do seu filho ou filha!

 

Compartilhar Post