logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

5 exemplos de como inserir a biofilia na arquitetura

5 exemplos de como inserir a biofilia na arquitetura

Definido pelo biólogo americano Edward Osborne Wilson, o termo biofilia se refere à necessidade de nós, seres humanos, estarmos em contato com a natureza, como parte dela que somos. Desta ideia, nasce o conceito de arquitetura biofílica que avança no sentido de criar nas casas e ambientes comerciais pretextos para o resgate do natural, a fim de amenizar os efeitos da conturbada e, muitas vezes inóspita, vida urbana.

No período pelo qual estamos passando, de isolamento social, a biofilia ficou ainda mais evidente. Quem tem o privilégio de ter em casa a oportunidade de contato com a natureza, sente-se menos enclausurado e, por consequência, menos estressado também.

Abaixo, listamos alguns exemplos de como a biofilia pode se manifestar nos projetos arquitetônicos.

1 – Telhado verde: Uma solução incrível para os grandes centros urbanos, os telhados verdes aproveitam o espaço de forma inteligente e trazem mais conforto térmico e acústico. Neste meu projeto, optei pela utilização de plantas nativas, esta escolha se faz crucial para que haja uma menor rega e, consequentemente, uma maior economia de água.

bio5

2 – Jardim vertical: Já para o interior das edificações, uma das soluções mais inteligentes é o jardim vertical. Além do alto impacto estético, este tipo de estrutura ameniza o microclima e gera sensações de relaxamento e bem-estar.

bio02

3 – Materiais naturais: Uma outra forma de resgatar a natureza para os projetos é por meio dos materiais especificados. Materiais naturais como pedras e madeira são sempre bem-vindos. Os que simulam padrões e texturas da natureza também são uma boa opção.

bio03

4 – Incidência de luz natural: Quem não sentiu falta de um solzinho durante o isolamento social? A luz solar nos leva a produzir vitamina D, o que é essencial para a nossa saúde física e mental. Trabalhar os projetos arquitetônicos de modo a permitir que ela penetre nos ambientes é fundamental.

bio04

5 – Ambientes de descompressão: Segundo o livro 14 Patternes of Biophilic Design (14 Padrões do Design Biofílico) é natural do ser humano necessitar de um “abrigo”. Ou seja, um ambiente para o relaxamento e o lazer, ideal para a recuperação da energia. Essa regra vale, inclusive, para ambientes corporativos que, por isso, investem cada vez mais em áreas de descompressão.

bio01

Todas as imagens acima são de projetos executados por mim, gostou? Venha fazer seu projeto com a gente também. Clique AQUI.

Compartilhar Post