O restaurante projetado pela arquiteta Vanessa Figueiredo, está localizado na Savassi, uma região central, boêmia e muito valorizada em Belo Horizonte. O espaço que o proprietário disponibilizava para ao projeto não incluía a área da cascata nem da cozinha, pois ele utilizava como depósito, então o primeiro desafio era incorporar esse ambiente como área útil para o cliente. O segundo era atrair o público para dentro do restaurante, pois o único acesso era a porta do corredor estreito e comprido e essa porta era toda a fachada do restaurante.
As soluções foram instalar uma televisão junto a placa do restaurante para atrair o olhar do pedestre, revestir uma das paredes do corredor piso-teto em espelho, colocar réguas de madeira no sentido da largura do corredor. Outra ideia foi criar nichos na alvenaria para poder receber bancadas, aumentar a quantidade de clientes dentro do restaurante e ao mesmo tempo mostrar movimento para quem olhasse pela porta. Como o piso era uma rampa, tivemos que fazer uma estrutura chumbada para que os pés tivessem alturas diferentes.
Para área da cascata o grande desafio foi a cobertura, pois a forma irregular do espaço dificultava bastante a solução. O cliente queria uma cobertura retrátil para ver o céu quando não estivesse chovendo. A cobertura tensionada em forma de leque foi criada pela arquiteta junto com a empresa Solflex que ficou maravilhoso e funcional.
Como o cliente queria um ambiente descontraído e praiano, trouxemos a “praia de Minas” que são as cachoeiras para dentro do restaurante. Essa cascata foi criada em uma área central de Belo Horizonte que nos faz sentir que estamos fora de BH. Continuando nessa pegada praiana o revestimento do ambiente, logo após o corredor, imita ondas e tem a textura de pedrinhas, que remetem a areia.
Fotografia
Beto Ganem
Comercial