logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

5 informações fundamentais que você precisa saber sobre aquecimento solar

5 informações fundamentais que você precisa saber sobre aquecimento solar

Se você mora em Belo Horizonte, deve ter sentido no início do mês de setembro um imenso calor, quando ainda nem sequer havíamos chegado na primavera. A temperatura alta é um notório sinal do aquecimento global. Uma forma de tirar proveito disso e devolver em benfeitoria para o meio ambiente é o uso do aquecimento solar nas casas. Como o Brasil é um dos lugares do mundo mais propícios para o uso desta alternativa, preparei abaixo uma lista de 5 tópicos fundamentais sobre o tema. Vamos conferir?

1 – Você, provavelmente, já ouviu falar em energia solar. Este tipo de energia engloba alguns sistemas e um deles é o do aquecimento solar, que é responsável por aquecer a água pela energia do sol. Como o Brasil é muito quente, se destaca por ser um dos ambientes mais favoráveis para o uso desta alternativa.

2 – Uma dúvida comum é se quem usar este sistema terá água quente mesmo em dias nublados. A resposta é sim! Isto porque, o sistema de aquecimento solar é composto por duas partes fundamentais. A primeira é um coletor, que capta a energia do sol. A outra parte é um boiler, com funcionamento semelhante à caixa d’água, mas que mantém a água quente reservada, inclusive para os dias sem sol.

3 – O uso do aquecimento solar pode gerar numa economia de até 70% no valor da conta de luz.

4 – Em média, o valor do coletor da energia solar para o uso deste sistema pode variar de 2 a 4 mil reais. Mas dependendo da demanda do projeto pode ser necessário o uso de mais de um coletor.

5 – Uma vez instalado, o sistema de aquecimento solar tem duração de 20 anos. Ou seja, ainda que haja um investimento inicial consistente, o retorno virá em forma de economia na conta de luz. Além disso, você estará contribuindo para o meio ambiente e valorizando seu imóvel.

Quer saber mais sobre outras alternativas sustentáveis, fáceis de serem aplicadas em casa? Entre em contato comigo.

aquecimento

Compartilhar Post