logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

Telhados ecológicos: muito além das coberturas verdes

Telhados ecológicos: muito além das coberturas verdes

Os telhados com coberturas verdes vem se firmando como uma eficiente solução para cidades com urbanização intensa. Ao terem substituídas as superfícies escuras, feitas de concreto, por vegetação, os ambientes com este tipo de telhado ajudam a aumentar a umidade relativa do ar na microrregião em que estão instalados. Além disso, há o benefício da fotossíntese, uma vez que a retirada de gás carbônico do ar ajuda no combate ao aquecimento global.

telhadoverde

Vale ressaltar ainda, que tirar proveito do telhado é uma solução inteligente no que diz respeito à ocupação do espaço, já que os telhados sempre existirão, de qualquer forma. Mas a cobertura verde não é a única alternativa para tomar esta estrutura arquitetônica como aliada. Os telhados podem ser usados de várias outras formas.

Uma solução extremamente simples é o uso de telhados pintados de branco. Seguindo a mesma lógica dos telhados verdes, o branco reflete os raios solares, mantendo os ambientes internos mais frescos.

??????????????

Já pensando numa solução para um consumo mais sustentável de energia, o ideal seria a produção de energia solar ou fotovoltaica por cada edificação. E aí os telhados assumem o protagonismo mais uma vez, sendo os locais perfeitos para a instalação das placas para a captação deste tipo de energia.

telhados03

Outra opção já oferecida pelo mercado, é o telhado feito com telhas sustentáveis. Essas telhas são feitas a partir da reciclagem de materiais como garrafas pet ou caixas tetra-pak, ou ainda a partir de fibras naturais, como folha de bananeiras e sisal. Estar atento ao material com o qual a telha é fabricada, aliás, também é uma maneira de colaborar com o ambiente. O amianto, por exemplo, é um material extremamente tóxico.

telhados04

Depois dessas ideias, fica a reflexão. Como você tem aproveitado o telhado de sua morada para melhorar a vida no planeta? Vamos pensar juntos numa solução?

 

Compartilhar Post