logo ARQUITETURA E INTERIORES
Siga & Compartilhe

LEED O+M: Um estímulo para tornar sustentáveis construções já existentes

LEED O+M: Um estímulo para tornar sustentáveis construções já existentes

Visando promover e estimular práticas de construções sustentáveis, foi criada a certificação LEED (sigla em inglês para liderança em energia e design ambiental). A certificação é concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC) e, aqui no Brasil, pela GBC Brasil, da qual sou consultora.

Para sistematizar a certificação, que perpassa por uma série de critérios que chancelam uma construção como sustentável, o LEED está divido em quatro tipologias.

Hoje, gostaria de dar luz a uma delas. A tipologia O+M é sobre reconhecer como sustentável construções que já existem. E isso é fantástico.

Edifícios existentes possuem um enorme potencial. Muitos edifícios antigos no mundo são grandes consumidores de água e energia. Com certa atenção à operação destes edifícios, o cenário pode ser revertido de maneira drástica usando o LEED para Operação e Manutenção de Edifícios Existentes.

Considere que podemos demorar até 80 anos para remediar os impactos ambientais gerados pela demolição de um edifício existente e construção de um novo, mesmo se o novo é extremamente eficiente.

A tipologia LEED O+M pode ser aplicada a diversos tipos de projeto, de prédios comerciais à data centers. Dentro desta tipologia existem uma série de outras que englobam os mais diversos segmentos do mercado, como lojas de varejo, prédios, escolas, hotéis, galpões e muito mais.

Confiram exemplos de alguns edifícios que já receberam esta certificação no Brasil:

 

leed01

O edifício Faria Lima Square, ocupado pela CCP – Cyrela Commercial Properties, em São Paulo implementou aferições e ajustes na sua eficiência energética e consumo de água, além de adaptações nos serviços de coleta de lixo, limpeza, controle de pragas, mudança na cultura dos usuários, entre outros, para conquistar o selo.

leed02

O Edifício CYK em São Paulo, realizou mudanças que levaram à Redução de 35% no consumo de água, redução de 20% de energia elétrica. Quer saber mais sobre este empreedimento? Acesse este vídeo que mostra todos os detalhes que o levaram a receber o selo LEED: CLIQUE AQUI

coca-cola-brazil-water-in-foreground_hres_web

A Coca-Cola é uma empresa que se posiciona fortemente em relação à sustentabilidade e várias das suas sedes no Brasil possuem certificados emitidos pelo GBC. A sede no Rio de Janeiro recebeu o selo para construção já existente.

Saiba mais sobre as outras certificações da Coca-Cola acessando o link clicando AQUI.

Compartilhar Post